IBDNNEWS

O navio elétrico da Cargill é o pioneiro no setor naval de embarcadores elétricos e zero em emissão de gases poluentes

A Cargill, em parceria com a Kotug International, alcançou um marco significativo ao operar o primeiro navio empurrador totalmente elétrico do mundo, juntamente com uma barcaça, para transportar grãos de cacau do Porto de Amsterdã até a fábrica de cacau da Cargill em Zaandam, na Holanda, de acordo com o site Portos e Navios.

Essa inovadora solução de transporte utiliza os equipamentos E-Pusher e E-Barges da Kotug, que são livres de emissões e ruídos. Com essa iniciativa, a Cargill se torna a primeira empresa a adotar completamente navios empurradores elétricos e barcaças para navegação interior, eliminando tanto as emissões de carbono quanto a poluição sonora, em um passo importante em direção à sustentabilidade na indústria naval.

Com sua tecnologia avançada e sistemas de propulsão de ponta e equipada com recursos inovadores, o novo navio da Cargill é capaz de eliminar completamente as emissões, incluindo dióxido de carbono (CO2), óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM).

Novo navio da Cargill possui propulsores totalmente elétricos

O novo navio elétrico da Cargill, composto por empurradores e barcaças, desempenha um papel crucial na redução das emissões de CO2. Estima-se que o navio elétrico seja capaz de reduzir cerca de 190.000 kg de CO2 por ano, o que equivale a aproximadamente 15.000 viagens de caminhão do Porto de Amsterdã até a fábrica de cacau da Cargill em Zaandam, apenas considerando o transporte terrestre.

Essa impressionante redução nas emissões é resultado direto da adoção de tecnologias de propulsão elétrica e da eliminação do uso de combustíveis fósseis. Ao substituir as fontes convencionais de energia por sistemas elétricos, o navio elétrico da Cargill oferece um importante avanço rumo à sustentabilidade no setor marítimo.

Além de contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2, o navio de emissão zero também desempenha um papel fundamental na melhoria da qualidade do ar e na preservação do meio ambiente. A eliminação de poluentes como SOx, NOx e PM garante que as comunidades costeiras e os ecossistemas marinhos sejam protegidos dos impactos negativos da poluição.

A iniciativa de emissões zero carbono

Essa iniciativa representa um marco importante no desenvolvimento de soluções mais limpas e sustentáveis para o transporte marítimo. Ao investir em tecnologias de propulsão elétrica, estamos abrindo caminho para um futuro em que as emissões de carbono e a poluição sejam reduzidas drasticamente.

O navio de emissão zero é um exemplo inspirador de como a inovação tecnológica pode impulsionar a transição para um setor marítimo mais sustentável. Através de investimentos contínuos em pesquisa e desenvolvimento, estamos construindo um futuro em que as emissões sejam minimizadas e os recursos naturais sejam preservados.

À medida que mais embarcações de emissão zero forem introduzidas, poderemos vislumbrar um setor marítimo mais limpo, eficiente e ambientalmente responsável. Essa é uma conquista significativa não apenas para a indústria marítima, mas também para a sociedade como um todo, pois representa um passo crucial na luta contra as mudanças climáticas e na busca por um mundo mais sustentável.

Escrito porRoberta Souza

Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial.

Fonte: https://clickpetroleoegas.com.br/primeiro-navio-eletrico-rebocador-do-mundo-e-operado-pela-cargill-em-parceria-com-multinacional-do-setor-naval/    


Siga-nos nas redes sociais: @ibdnoficial

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts