Descobrindo a importância das plantas

Cada vez mais, percebemos que a humanidade vem perdendo o senso dos valores reais, principalmente no tocante à importância dos recursos naturais para a sobrevivência dos seres vivos. Tudo o que existe à nossa volta, foi produzido através de recursos naturais.

Quando uma criança degusta uma bala de hortelã, toma um chá de camomila ou usa um shampoo de babosa, ela desconhece qual é a matéria prima. Não tem a mínima noção de que vieram de plantas que, possivelmente poderiam nascer até mesmo em seu quintal.

As antigas civilizações utilizaram estes recursos e passaram as receitas de geração em geração, até chegar aos dias de hoje. Porém, com a revolução industrial, as tradições milenares perderam espaço para os produtos industrializados.

“Se não mudarmos este quadro, muito em breve as crianças não conseguirão associar o leite à vaca”.

Com este projeto, podemos dar às pessoas uma nova chance de redescobrirem a importância das plantas, das ervas e das árvores para a sua sobrevivência, atribuindo a estes recursos o seu merecido valor.

O nome Jardins dos Sentidos se dá em função da estratégia que utilizamos para levar a informação aos alunos. Em um terrário de vidro, com plantas diversas e uma luminária imitando a luz do sol, explicamos o ciclo da água e a fotossíntese. Jardineiras com temperos, ervas medicinais, cores e texturas diversas, estão à disposição para “provocar” os 5 sentidos dos alunos, pois enquanto aprendem, podem observar as plantas, toca-las, cheira-las, tomar chás ou chupar uma bala de determinada planta. Tudo isso ao som de pássaros e cachoeiras.  

o aprendizado através do estímulo sensorial