IBDNNEWS

O IBDN teve a oportunidade de conhecer o trabalho da PoliVerde, uma empresa que se destaca graças aos seus sistemas de reciclagem que contemplam a chamada “Economia Circular“. Através desse sistema, além de contribuir com o meio ambiente, reciclando materiais com previsão de composição extremamente longo, a empresa oferece em seu produto final, os benefícios de uma matéria prima de baixo custo que atende não só as empresas que geraram os resíduos, como também as de outros segmentos.

 

As empresas de confecção e vestuário desperdiçam cerca de 25% de tecido em forma de retalhos e somente o Brasil gera mais de 200.000 toneladas de retalhos de tecido por ano, e mais da metade é constituído de tecidos sintéticos, como a poliamida (nylon). Esses retalhos são incinerados ou enviados a aterros onde podem demorar até 300 anos para se decompor.

Poliverde Logística Reversa e Reciclagem foi fundada em 2019 adotando um processo ambientalmente amigável para reciclar poliamida 6 e 66 (nylon 6 e 66) oriundos de retalhos de tecido gerados pelas empresas de confecção durante a produção de roupas e extraindo a poliamida de forma limpa, utilizando solventes renováveis e biodegradáveis sem a utilização de solventes tóxicos.

 


A empresa trabalha no conceito de economia circular transformando resíduos do final de cadeia (retalhos) em matéria prima plástica para produção de fios têxteis (pellets de nylon 6 e 66). Desta forma, fechamos o ciclo, devolvendo para a mesma indústria que gerou o resíduo, matéria prima para que possa continuar a sua fabricação. Além disso o produto obtido pode também abastecer a indústria de plásticos de engenharia e filamentos para impressoras 3D.

Os pellets de nylon são oferecidos a preços 50% menores que a matéria prima virgem que além de agregar sustentabilidade aos processos produtivos ainda reduzindo custos.

Atualmente, a empresa está situada dentro do Campus Universitário da UEL (Londrina/PR) e é suportada através de um programa de incubação da Intuel/UEL, buscando indústrias de fiação para validar o produto (pellets de nylon) no mercado têxtil.

 

Para mais informações acesse o site: www.poliverde.com.br

Instagram: @poliverde_br


Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts