IBDNNEWS

É fundamental disseminarmos a importância da gestão de resíduos. Logo, nunca é demais abordarmos esse assunto por todos os prismas a ele inerentes, de modo a difundi-lo e fazer ecoar os seus objetivos e o que essa prática pode evitar em termos de impactos ao meio ambiente e seres vivos como um todo.

Após a leitura, recomendamos que compartilhem ao máximo, nos ajudando assim a levar esse conhecimento adiante.

Equipe IBDN

Para a Permacultura, o lixo é um erro de design. E um erro que custa muito caro. Descubra nesse post o que é gestão de resíduos e porque é tão importante fazê-la.

O grande volume de resíduos gerados todos os dias por nós consumidores em algum momento vai parar em algum destino final. Quando jogamos o lixo fora, a sensação é que aquilo desaparecerá simplesmente porque desapareceu de nossa vista. Mas na realidade não é assim que funciona.

Não existe fora. Na verdade, o lixo que você colocou para “fora” ontem, tem grandes chances de ir parar no estômago de algum animal, como pássaros ou tartarugas. Ou então, no meio dos oceanos e rios.

Já sabemos que esse é um problema. E a grande questão é: precisamos fazer algo agora em relação a isso.

O modelo de consumo e descarte

Existem vários tipos de resíduos: resíduos sólidos urbanos, resíduos industriais, resíduos hospitalares, resíduos da construção civil, resíduos nucleares.

Condutas podem e devem ser adotadas para minimizar os impactos ao meio ambiente. Essas condutas devem ser adotadas por indústrias, empresas, comércios e também em nossas residências.

Esta imagem é para te lembrar que o que consumimos vai parar em algum lugar do Planeta. Não existe fora.

O gerenciamento de resíduos envolve uma série de ações desde o consumo, coleta, transporte e destino final.

Portanto, a Gestão de Resíduos envolve os processos que os resíduos fazem até chegar ao destino final.

Cada tipo de resíduo possui uma destinação específica. Uma gestão eficiente, garante o máximo de reaproveitamento desses resíduos, para que ele não se torne um lixo, ou seja, um erro de design.

O principal objetivo da gestão de resíduos é minimizar os impactos negativos ao meio ambiente.

Gestão Nacional de Resíduos

No Brasil, a Política Nacional de Resíduos sólidos Lei Nº12.305, 2 de agosto de 2010 versa sobre uma série de objetivos a serem cumpridos, pelo poder público, empresas e a população.
O consumo consciente é um dos primeiros passos para que todo o restante do processo de gestão seja eficaz.

 

Fonte: https://pindorama.org.br/sustentabilidade/o-que-e-gestao-de-residuos-e-por-que-e-tao-importante/ 

 

Siga-nos nas redes sociais: @ibdnoficial 
 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts