IBDNNEWS

As melhores técnicas para afastar insetos de casa são limpeza e aplicação de repelentes naturais

Saber como afastar insetos é uma busca frequente, principalmente em épocas de calor. Entretanto,  matar  insetos pode gerar certo impacto na fauna local, sendo que algumas dedetizações também afetam a saúde humana. 

A redução de populações de abelhas, por exemplo, coloca em risco a própria segurança alimentar, pois esses animais são responsáveis por polinizar os principais cultivos humanos. 

Por isso, antes de buscar afastar insetos, reflita: “este animal precisa mesmo ser eliminado?”. 

Existe um movimento mundial, chamado “rewilding” que busca conscientizar sobre a importância de eliminarmos certos estigmas contra os insetos. Para saber mais sobre o tema, assista o vídeo a seguir. Do contrário, continue a leitura para saber qual é a melhor forma de afastar insetos

 

A melhor forma de eliminar essas criaturas é evitando que elas entrem na sua casa em primeiro lugar.  

Existem diversos tipos de repelentes naturais para manter sua casa livre de insetos, mas também existem técnicas estruturais que podem ser aplicadas para evitar sua entrada. 

Como afastar insetos?

Elimine fontes de alimento e água

Uma casa cheia de alimento para esses seres é propensa a atrair os insetos. Por isso, limpe bem todos os cômodos da residência e retire os recipientes que armazenam água parada. Assim você evita a proliferação de espécies indesejadas, como mosquitos. Para afastar insetos, você precisa:

  • Eliminar os restos de comida do chão da cozinha;
  • Guardar os alimentos em potes selados;
  • Retirar o lixo com frequência;
  • Lavar o lixo reciclável;
  • Evitar o acúmulo de louça na pia;
  • Arrumar vazamentos;
  • Não deixar a comida e água do seu animal de estimação descoberta durante a noite;
  • Retirar todas as fontes possíveis de água parada;

Por fim, mantenha a ração  de animais  bem embalada e guardada em armários fechados.

Use telas em sua casa 

As janelas são usadas como entradas para o vento, principalmente em estações quentes. Porém, elas também são a porta de entrada para mosquitos e outros insetos. Uma forma de afastar insetos é utilizando telas para cobrir essas aberturas. Assim, o vento e a luz do Sol ainda podem entrar pela abertura, mas os pequenos bichos ficarão de fora.

Essa alternativa para afastar insetos é uma boa para quem tem gatos de estimação e quer evitar que o bichano vá para a rua. Telar a casa mantém os mosquitos longe e o companheiro de estimação perto e seguro.

Elimine locais em que eles podem se esconder

Na hora de limpar a casa, não se esqueça de retirar e tampar qualquer entrada ou buraco que possa esconder insetos. Para isso será preciso:

  • Evitar o acúmulo de roupas em pilhas;
  • Não deixe louça espalhada pela casa;
  • Certifique-se que as áreas menos visitadas da casa, como o porão, estejam sempre limpas, secas e ventiladas;
  • Evite que seus animais de estimação tenham ou acumulem pulgas;
  • Tampe buracos na parede e entradas nas janelas;
  • Vire os pratos de planta em sua casa, para evitar a proliferação de mosquitos;
  • Evite o acúmulo de pneus velhos em casa.

Feche bem as portas 

Algumas portas ficam com frestas abertas que podem ser convites para insetos. Desta forma, o ideal é instalar uma soleira de aço ou de alumínio sob a porta. Esse utensílio vai afastar insetos, impedindo que eles se arrastem para dentro da residência quando ninguém estiver olhando.

Separe o lixo de maneira adequada

Descuidar do lixo por um dia é o suficiente para infestar a casa com insetos. Os cuidados com esse tipo de resíduos são fundamentais para afastar insetos. Para isso é preciso:

  • Retirar a sacola de lixo diariamente;
  • Latas de lixo que ficam no exterior da casa devem ser fechadas corretamente;
  • Todas as latas de lixo da residência devem ser higienizadas regularmente;

Encoraje a presença de predadores naturais

Morcegos, aranhas, lagartixas e pássaros são grandes predadores de insetos. No entanto, algumas pessoas preferem a convivência com pássaros do que morcegos e aranhas. Uma forma de incentivar a presença desses animais em sua casa, com intuito de afastar insetos, é oferecendo lugares para que eles criem ninhos.

Mantenha coqueiros e árvores que possam servir de alimento para pássaros na sua calçada ou quintal. Consulte a prefeitura local sobre quais espécies de plantas são nativas e adequadas para calçadas. Também coloque água no quintal  para que os pássaros possam circular pelos arredores livremente.

Quais os repelentes naturais para afastar insetos?

Óleos essenciais, velas aromáticas e misturas de plantas aromáticas podem ajudar a afastar insetos de casa. 

Moscas: plantar manjericão e hortelã ao redor da casa pode ajudar;

Mosquitos: citronela e catnip são duas ervas que funcionam bem como repelente para espantar mosquitos;

Vespas: hortelã, alecrim, tomilho e sálvia ajudam a manter insetos longe sem matá-los;

Roedores: não são insetos, mas se você os deseja longe de casa, guarde bem a ração do seu pet (caso tenha algum)  e aplique óleo essencial de hortelã-pimenta, ou de cravo, misturado com água pela residência;

Formigas: espalhe casca de pepino nos locais que esses insetos adentram a casa e evite deixar expostos restos de carne e frango. Muitas pessoas não sabem, mas formigas carnívoras são atraídas por estes alimentos ;

Baratas: você já reparou que os cemitérios vivem lotados de baratas? Esses animais adoram se alimentar de restos de animais e têm uma percepção potente de onde encontrar corpos em decomposição. Por isso, tente reduzir seu consumo de produtos de origem animal como carnes, queijos, leite e ovos, e, quando prepará-los em casa, lave imediatamente as louças utilizadas.

Além dos repelentes naturais para afastar insetos mencionados, você pode utilizar óleo essencial de eucalipto, lavanda, capim-limão e melaleuca. 

Fontes:

Siga-nos nas redes sociais: @ibdnoficial

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts