IBDNNEWS

Os solos funcionam tanto como fonte quanto como sumidouro de carbono. São fonte de CO² quando são mal manejados e quando transmitem para a atmosfera Gases de Efeito Estufa. E o seu papel mais importante é como sumidouro, é sequestrar esse carbono da atmosfera e estabilizá-lo na matéria orgânica do solo.

O solo é um dos cinco reservatórios de carbono do ecossistema terrestre, com a biota, oceanos, atmosfera e formações geológicas.

A região da Amazônia e o Sul do Brasil possuem uma maior quantidade de estoque de carbono. Em contraponto, a concentração de carbono é menor nos solos do Pantanal e da Caatinga. A distribuição espacial do estoque de carbono no solo pode variar de acordo com o tipo de solo, o clima, o material geológico que formou o solo e, especialmente, em função do uso e manejo do solo. Quanto maior o conteúdo de matéria orgânica de um solo, maior o seu poder de sequestrar o carbono.

Lembrando que o maior sumidouro de carbono do planeta são os oceanos, através das algas marinhas, mais isso é assunto para outro blog.

Siga-nos: @ibdnoficial

 

Fonte: PRONASOLOS

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts