IBDNNEWS

O IBDN desenvolve, dentre as suas diversas soluções para a minimização dos impactos ao meio ambiente, o Selo Neutro de Carbono que tem como objetivo, após o cálculo das Emissões de Gases do Efeito Estufa – GEE  ou  CO2eq. – carbono equivalente (tecnicamente falando) lançados na atmosfera por ocasião das atividades humanas, converter esses dados em número de árvores que devem ser plantadas para mitigar os efeitos dessas emissões. Utilizamos para esse fim, uma calculadora que opera com os parâmetros do “GHG Protocol Brasil”, que nos possibilita realizar a aferição e a neutralização das emissões das atividades mais variadas possíveis.

 



 

Hoje destacamos uma empresa que, através da parceria com o nosso instituto, deu início a um projeto inovador e de relevância ímpar para o meio ambiente.

Em uma iniciativa voluntária e de grande valor no quesito sustentabilidade, a empresa Exal – Excelência em Alimentação e Facilities, começou a neutralizar as atividades de seus restaurantes dentro das empresas por ela atendidas. Preocupada em reduzir os impactos causados por suas atividades, mesmo sendo elas geradas dentro das instalações das empresas contratantes, buscou o IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza para dar início a este projeto inaugurado durante o segundo semestre de 2021, cuja meta é qualificar todas as suas unidades como Neutras de Carbono até o final de 2022

Para a realização do projeto, foram levados em conta:

  • Produção de resíduos orgânicos destinados a aterros sanitários
  • Consumo de energia elétrica
  • Consumo de gás GLP
  • Consumo de energia elétrica
 

Esses dados foram fornecidos por funcionários da Exal aos especialistas do IBDN para a produção de um relatório técnico de aferição da quantidade de árvores a serem plantadas para a neutralização de suas unidades, localizadas dentro das instalações dos seguintes parceiros comerciais:

Aunde Brasil S.A
Intelbras S.A – Matriz
Moove Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A
DHL Logistics Brazil Ltda.

 

O professor Rogério Iório – Presidente do IBDN, diz que “a iniciativa da Exal em reduzir seus impactos é muito significativa, uma vez que a empresa não teria essa obrigatoriedade: a neutralização de carbono é uma ação voluntária.  E, neste caso, como o impacto não é causado por ela, mas pelos seus parceiros que usufruem dos serviços, é gratificante ver a sua preocupação em reduzir os efeitos dessas operações no âmbito de seus clientes. Outro ponto notável da iniciativa está em oferecer a esses parceiros comerciais, além da excelência na prestação de serviços, um diferencial de grandeza, que remete à sensação de comprometimento com o meio ambiente. Se mais empresas adotassem esse tipo de postura, os cuidados com o ecossistema avançariam consideravelmente…”

«« »» 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts