IBDNNEWS

Uma das ferramentas que mais caracteriza os objetivos do IBDN – Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza é a Educação Ambiental

Neste dia 15/10/2021 é comemorado mais um Dia do Professor e também do Educador Ambiental, duas funções que podem estar ou não presentes em um mesmo profissional. 

Todas as demais profissões dependem da participação de um professor, um educador presente na vida das pessoas. Nos dias atuais, onde o tema Sustentabilidade é de vital importância para o planeta e suas futuras gerações, o educador ambiental cumpre uma missão essencial na vida do ser humano, seja ela uma criança ou um adulto. Há muito o que se aprender para através deste conhecimento promover a mudança de visão e comportamentos em prol da garantia de um futuro melhor. 

Neste blog, homenageamos e honramos esses profissionais (dos quais temos grande orgulho de fazer parte), tão importantes para a construção de destinos.



No dia 15 de outubro comemoramos o Dia do Professores, responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um escopo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior universitário. Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Além disso, também se comemora o Dia do Educador Ambiental. Esse profissional que mais que um educador, transmite a ação efetiva do ser humano no ambiente, pregando assim atitudes coerentes para a harmoniosa relação entre nós e a natureza.

Educação Ambiental é uma novidade da educação, já praticada em alguns países. Foi proposta em 1999 no Brasil e tem o objetivo de disseminar o conhecimento sobre o ambiente. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e a utilização de forma sustentável dos recursos naturais. Assim, no Brasil são desenvolvidos programas de educação ambiental com a finalidade de promover, simultaneamente, o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias à preservação e conservação da natureza, além de campanhas e ações. Evidencia-se a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, pela qual foi legitimada a importância dessa atividade.

A Educação Ambiental envolve ciência, ética, compromisso e atitudes e, acima de tudo, a transmissão de informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e à compreensão da realidade para conscientizar sobre uma mudança correta de atitudes. Propiciar uma atividade na prática pode ser garantia de um aprendizado efetivo. Assim, o papel do educador ambiental busca formar agentes críticos e reflexivos no que diz respeito à nossa postura em relação à existência de todas as formas vivas, não vivas e da nossa própria existência.

Atualmente, a Educação Ambiental é considerada como uma resposta para a sobrevivência da humanidade nas próximas décadas, pois depende da capacidade do ser humano compreender os princípios básicos do meio ambiente e adaptar-se a eles. Por isso, uma nova tendência é esse ramo da educação se tornar uma qualificação essencial para os políticos, líderes empresariais e profissionais de todas as áreas, e ser finalmente considerado um assunto essencial na educação primária, secundária e superior.

Os grandes desafios para os educadores ambientais são, de um lado, o resgate e o desenvolvimento de valores e comportamentos (confiança, respeito mútuo, responsabilidade, compromisso, solidariedade e iniciativa) e de outro, o estímulo a uma visão global e crítica das questões ambientais e a promoção de um enfoque interdisciplinar que resgate e construa saberes.

Vemos, assim, a importância desse profissional em organizar o conhecimento, analisar o mundo a sua volta de forma crítica e, assim, ajudar a reconstruir um planeta mais justo, mais sustentável e mais solidário.

Em um cenário em que o planeta resiste frente aos impactos ambientais, que refletem justamente a desconexão do ser humano com a natureza, os educadores ambientais trabalham para que tenhamos mudanças e avanços na proteção da natureza como um todo. Esse trabalho acontece de modo que valorize as demais formas de vida e preservando os recursos que serão necessários às próximas gerações.

Para isso, devemos aprender a abordar as temáticas sob diversas facetas, incluindo aspectos econômicos, sociais, políticos, legais, ecológicos, científicos, culturais e éticos. A pluralidade de visões é algo que deve ser valorizado dentro das nossas atividades educativas.

 

Fontes:

http://ief-eramsf.blogspot.com/2017/10/15-de-outubro-dia-do-professor-e-do_16.html

https://blog.parquedasaves.com.br/2019/10/foz-do-iguacu-parque-das-aves-educador-ambiental/

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts