IBDNNEWS

Hoje é o Dia do Café e trazemos para você uma matéria interessante sobre: “As características e as vantagens da produção sustentável de café”.

.
O Brasil busca melhorar cada vez mais sua cafeicultura para fornecer um café sustentável, levando em consideração os aspectos sociais, ambientais e econômicos.
.
As atuais demandas de mercado ampliaram as oportunidades para os cafeicultores. Um nicho que está em evidência é o da produção sustentável, que se apresenta como oportunidade para quem quer se diferenciar no setor.
.
O Brasil é o maior produtor e exportador, além de ser o maior consumidor de café do mundo.
.
Atualmente, 14 estados destacam-se na produção do grão, com uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, o que corresponde a aproximadamente seis bilhões de pés
.
Café sustentável – É esperada, de uma empresa que se denomina sustentável, a criação de processos de produção, serviços ou métodos de gestão ou de negócio inovadores que tragam resultados positivos para a sociedade e o meio ambiente. Para citar alguns exemplos, temos a redução de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos.
.
O negócio precisa ser, simultaneamente, eficiente em termos econômicos, respeitar a capacidade de suporte do meio ambiente e ser, ainda, instrumento de justiça social, promovendo a inclusão social.
.
Ou seja, a relação entre inovação e sustentabilidade pode ser entendida como sendo aquela que cria valor agregado sem comprometer o equilíbrio entre os aspectos econômico, ambiental e social das empresas. E a consequência é o fortalecimento da sua competitividade, lucratividade e até mesmo sobrevivência.

Para manter-se competitivo é preciso inovar considerando o tripé da sustentabilidade com as características:

Socialmente Justo

Valoriza a humanização das rotinas de trabalho, como o combate ao trabalho infantil e a capacitação do pessoal que trabalha na lavoura. Os trabalhadores devem estar devidamente registrados no Ministério do Trabalho. Além disso, precisam ter sua segurança garantida, com a atenção aos equipamentos de proteção individual.

 

Ambientalmente Correto

Adoção de práticas que garantam a preservação dos recursos hídricos, da biodiversidade e da qualidade do ar. Deve ser cumprida a regulamentação do uso de agrotóxicos e fertilizantes, além da devida gestão dos resíduos, que podem ser utilizados para a produção de biofertilizantes.

 

Economicamente Viável

Visar grãos de melhor qualidade e com preços que remunerem o produtor. O café sustentável tem se destacado como produto de boa aceitação no mercado, tanto interno como externo. O maior valor agregado tem atraído novos produtores a adotar esse modelo de produção.

Diferenciais da produção
A cadeia produtiva do café sustentável segue regulamentação específica, com recomendações para plantio, cuidados com a lavoura, colheita, armazenamento e torrefação. Essas exigências favorecem os pequenos e médios produtores, que podem ter maior controle das etapas, cumprindo as exigências do mercado sustentável. Inclusive para a produção de café orgânico, outro nicho em expansão.

Cooperativas e associações de cafeicultores também têm aderido ao modelo sustentável. A produção cooperada pode ser de dois tipos:

Independente, quando o cafeicultor realiza todos os ciclos.
Integrada, quando as etapas produtivas são divididas entre os membros da cooperativa.

Quanto custa fazer um café sustentável?

A implementação do sistema sustentável pode ter custos iniciais que superam as rotinas tradicionais de produção. No entanto, o produto final tem mercado garantido, com maior valor de venda, o que compensa os investimentos. O respeito ao trabalhador e o incentivo à capacitação na produção do café sustentável são atrativos para conseguir mão de obra, que algumas vezes apresenta-se como um desafio para o cafeicultor.

Certificação
Os cafeicultores que quiserem investir na produção sustentável precisam solicitar a certificação à Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic), que reconhece a produção com o selo Cafés Sustentáveis do Brasil.

Como consigo a certificação?

O processo de certificação tem início com o preenchimento de termo de adesão. O produtor será orientado sobre as etapas da produção sustentável e terá prazo para adequar-se às normas. Cumpridas as exigências, o processo produtivo do café será avaliado para atestar se a propriedade cumpre a regulamentação, recebendo assim o certificado sustentável.

A produção sustentável pode ser feita em uma mesma propriedade que mantém o sistema convencional de plantio. É necessário que o produtor separe uma parte do terreno para a lavoura sustentável.
.
Fonte: Sebrae

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts