IBDNNEWS

Um copo descartável é usado, em média, durante 13 segundos, mas mesmo assim vai ficar no nosso planeta durante 4 séculos!

Se você é morador@ desse Brasil e tem redes sociais, com certeza já sabe que mais de 30 municípios no Brasil proibiram por lei os canudos de plástico. Já deve também ter se deparado com uma foto de uma baleia ou tartaruga com a barriga cheia de embalagens.

A má noticia é que as duas coisas estão intimamente relacionadas. O consumo de materiais descartáveis chegou a níveis que não conseguimos mais controlar, e a soma do consumo desenfreado +  taxa de reciclagem de lixo abaixo de qualquer nível aceitável resulta em morte e destruição por esses “inhos” aparentemente inofensivos – saquinhos, canudinhos, copinhos, etc.

Se nada disso é suficiente para fazer você repensar seus hábitos e banir uso de plástico da sua vida, cola aqui que te dou mais 10 motivos:

1. Os ocenos estão contaminados! Você já parou para pensar para onde vão os resíduos que você consome? Todo ano, mais de 8 milhões de toneladas de plástico acabam nos mares, poluindo o nosso ecossistema e causando a morte de animais marinhos. Hoje, apenas 4% de toda área marítima ainda não foi poluída e, se não agirmos rápido, vai ter mais lixo plástico do que peixes nos oceanos até 2050. A poluição marinha é um problema de todos os países, pois todos nós compartilhamos esse ecossistema que é valioso para sobrevivência de todos. Por isso, precisamos que cada um faça sua parte para construir um mundo melhor e mais sustentável.

2. TODAS, eu disse TODAS as tartarugas pesquisadas no planeta já ingeriram um pedaço de plástico.

3. A taxa de reciclagem de plástico no Brasil é menor que 2%.

4. O plástico funciona como uma esponja nos oceanos, ele chupa todas as toxinas que estão na água (os restos de agrotóxico que colocamos às toneladas na comida e solo todos os anos, por exemplo) e depois os peixes comem essa bomba de lixo tóxico, que voltam para gente na alimentação.

5. De todo plástico produzido, 35% será usado uma só vez e por menos de 20 minutos.

6. Para quase todas as ocasiões de uso dos plásticos descartáveis, já existe uma solução que não é de plástico ou não é descartável.

7. O consumo exagerado do plástico normalmente tem uma consequência direta: o aumento dos lixões. Só no Brasil existem 3 mil ocupando 1.600 municípios. Eles contaminam o solo, poluem o ar e afetam a saúde de milhões de brasileiros. Só em 2016 cada um de nós gerou, em média, 378kg de lixo. A essa altura, você já sabe onde foi parar e adivinha: mais de 4 milhões de toneladas é plástico! Por causa disso, o governo gastou 3 bilhões de reais com o tratamento de pessoas que foram contaminadas por esses depósitos.

8. Falando em economia, você já parou pra pensar o quanto você gasta com produtos embalados ou derivados de plástico? Um dos assuntos que eu mais falo no Menos 1 Lixo é sobre ressignificar algo que você já tem. Essa é uma das formas de diminuir seu consumo e, consequentemente, economizar dinheiro. E não tem jeito: a atitude mais sustentável é repensar sobre o nosso consumo que, diga-se de passagem, vem aumentando a cada ano que passa. Só em 2014, a quantidade de resíduos descartados aumentou em 29% e o crescimento populacional, de apenas 6% não justifica isso. Um copo descartável, por exemplo, é usado, em média, durante 13 segundos, mas mesmo assim vai ficar no nosso planeta durante 4 séculos. Vale a pena?

9. Microplástico são pedaços de plástico, com menos de 5 milímetros de comprimento, que, assim como sua matéria-prima, são tóxicos. Essas micro partículas estão na nossa água. O oceano está tomado por esses resíduos que, uma vez lá, nunca mais podem ser retirados. Segundo estudos recentes, nós, seres humanos, é um risco proporcional à absorção de produtos químicos tóxicos e patógenos no nosso corpo e pode ser cancerígeno.

10. Tá na hora da gente parar de achar que nosso conforto vale a morte de MILHARES de outros seres (inclusive humanos). Um novo mundo é possível!

 

Hoje, com toda essa informação disponível por aí, é possível consumir menos e melhor, diminuindo os nossos impactos negativos e garantindo um planeta com futuro e saudável. Me conta: o que VOCÊ vem fazendo?

 

Fonte: https://revistaglamour.globo.com/Lifestyle/Fernanda-Cortez/noticia/2019/04/10-motivos-para-voce-parar-de-usar-plastico-descartavel-agora.html

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts