IBDNNEWS

Quando o assunto é Educação Ambiental e Sustentabilidade, infelizmente ainda há muitas pessoas que interpretam o tema como algo para “se pensar depois”. Isso quando não desqualificam, ignoram e pensam: 
O QUE EU TENHO A HAVER COM ISSO??
Nesta matéria, trazemos informações cruciais e até um filme (um pouco forte) onde pode-se constatar o que ações que maioria de nós insiste em praticar, podem trazer como consequência para os animais, que acabam sendo vítimas dessas práticas. 
Agradecemos se puderem compartilhar essa matéria com seus amigos, clientes e colaboradores.
Do dia 04 a 10 de outubro, celebra-se a Semana de Proteção à Fauna. O Brasil é um dos países com maior diversidade de espécies de animais em todo o mundo. Nosso país abriga cerca de mais de 15 milhões de espécies diferentes. Apesar da data ser simbólica, ela nos recorda de que devemos cuidar e preservar nossos animais e seus habitats.

Desmatamento, construção de hidrelétricas, instalação de indústrias, tráfico de animais e ocupação humana. Esses são apenas alguns dos motivos pelo qual milhares de espécies são eliminadas todos os anos em todas as partes do mundo. Nos últimos anos, outro fator vem causando a extinção das espécies: a poluição do meio ambiente.

Cada vez mais, vemos histórias de animais que sofrem com a interferência do ser humano, seja desde um simples canudo jogado nos mares até a degradação do habitat natural desses animais. Separamos alguns desses casos e queremos destacar para que todos pensem duas vezes antes de deixar copos e canudos plásticos na praia ou cuspir o chiclete no mar…. eles podem ir parar dentro da narina de uma tartaruga.

 

Baleia encontrada com mais de 8kg de plástico preso no estomago

Uma baleia-piloto encalhou nas praias de Tailândia e foi resgatada por uma equipe de veterinários. Apesar de todos os esforços da equipe, a baleia não resistiu. Ainda no mar, a baleia vomitou cinco sacolas plásticas. O mais assustador, entretanto, foi o resultado da autópsia. Foram encontradas 80 sacolas plásticas no estômago do cetáceo, aproximadamente 8 quilos de lixo plástico.

Com o estômago estufado com estes resíduos, provavelmente ela não conseguiu mais se alimentar e morreu de fome.

 

Pesquisadores encontram tartaruga com canudo plástico no nariz

O pesquisador Nathan Robinson e sua colega de trabalho, Christine Figgener viajavam pela Costa Rica, estudando o acasalamento de tartarugas, quando se deparam uma tartaruga-oliva com um canudo plástico preso em uma de suas narinas.

Os pesquisadores então decidiram retirar o canudo da narina da tartaruga e é nítida a expressão de dor e sofrimento do animal. O canudo já devia estar ali há bastante tempo, pela aparência desbotada e desagastada.

 CUIDADO!!! IMAGENS FORTES QUE PODEM SER INAPROPRIADAS ÀS                                                             PESSOAS COM MAIOR SENSIBILIDADE!!! 

 

Os filhotes de pássaros que estão morrendo de fome com estômagos cheios de plástico

Em uma ilha remota no Mar de Tasman, entre a Austrália e a Nova Zelândia, filhotes de cagarros (um tipo de ave marinha) estão morrendo pois não conseguem mais se alimentar. O motivo? Seus estômagos estão cheios de plástico.

Cientistas tentam reverter a situação. Até o momento, biólogos conseguiram retirar 91 pedaços de plástico de dentro destes animais. A população de cagarros sofreu uma redução de 30% nos últimos 50 anos. O plástico é a principal causa para a queda. 

 

São incontáveis os relatos dos efeitos das ações humanas sobre a fauna, trazendo dor e extinção para os animais. E não há melhor forma de se conscientizar do que através de relatos dessa natureza e imagens que tragam as pessoas à razão de modo que compreendam e passem a promover as mudanças individuais e em grupo para minimizar essa triste realidade.

 

 Fonte: https://movimentolixocidadao.com.br/1783-2/

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts