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Crédito: Divulgação

*Por Thaisa Bogoni

O início do ano chegou e acredito que um comportamento de consumo mais consciente é algo cada vez mais palpável e promissor em nossas vidas. Assim, resolvi selecionar 8 tendências previstas para 2023, apresentadas em relatórios elaborados por redes sociais e empresas de pesquisa de mercado. Meu critério de escolha foi atrelar essas tendências à pauta da sustentabilidade e à geração de impactos socioambientais positivos.

 

1 – Os táxis vão decolar          

De acordo com relatório Big Ideas 2023 publicado pelo LinkedIn Notícias Brasil, os táxis voadores têm sido vistos como uma excelente alternativa para substituir os meios de locomoção que usam combustíveis poluentes e devem ter um crescimento considerável nos próximos anos.

Conhecidos como eVTOLS (sigla em inglês para veículo elétrico de decolagem e pouso vertical), os táxis voadores são parecidos com drones que podem carregar pessoas e voar de maneira autônoma até um destino. Atualmente já existem 300 deles ao redor do mundo e essa indústria movimentou mais de US$ 6 bilhões em investimentos privados nos últimos dois anos.

2- O turismo precisará se reinventar

Também conforme o relatório do LinkedIn, em 2022 uma determinação do governo francês chamou a atenção do mundo na busca pela redução das emissões de carbono em 40% até 2030: a proibição de voos domésticos entre destinos que estejam a menos de duas horas e meia de trem. Além de esta restrição ter ganhado apoio de outros países da Europa, a ONU estima que as emissões de CO2 relacionadas ao turismo devem aumentar 25% na próxima década.

Isso mostra que a indústria do turismo terá pela frente um grande desafio de se reinventar, criando alternativas viáveis para mitigar os problemas que causa atualmente e incentivando os turistas a escolherem opções mais sustentáveis nas suas viagens.

3 – Planeta Água

Segundo o relatório Pinterest Predicts 2023, a água é um item fundamental que se tornou ainda mais valorizado nos momentos em que as pessoas buscam viver de um jeito mais verde. Por este motivo, a geração X e os boomers estão pesquisando soluções sustentáveis para poupar e reutilizar este recurso dentro de casa, que vão desde a criação de projetos arquitetônicos até coletores de chuva para o quintal. Veja o quanto cresceram as buscas por alguns termos relacionados:

– Arquitetura com aproveitamento de águas pluviais: +155%

– Paisagismo tolerante à seca: +385%

– Paisagismo com pedras para drenagem: +70%

4– Localismo internacional

Segundo o relatório Tendências Globais Consumidor 2023 publicado pela Mintel, comprar localmente será uma forma de os consumidores se sentirem protegidos financeiramente, ambientalmente ou psicologicamente, além de sentirem que estão retribuindo o que recebem e gerando impactos positivos.

Com tantas incertezas a nível global, haverá um maior movimento para proteger os recursos e impulsionar os negócios locais.

5 – Gastos intencionais

De acordo também com o relatório da Mintel, atributos como flexibilidade, durabilidade e sustentabilidade desempenharão serão cada vez mais importantes na equação de valor dos consumidores. Dados mostram que 62% dos consumidores brasileiros concordam que se eles agirem agora, ainda dá tempo de salvar o planeta. Em um ambiente econômico cheio de incertezas, importa fazer escolhas financeiras inteligentes sem sacrificar sua qualidade de vida.

6 – Estilos de vida compartilhados

De acordo com o estudo Consumidor do futuro 2024 da WGSN, cada vez mais os millennials exploram a economia do compartilhamento, pois a medida que envelhecem, são tomados por outros compromissos financeiros e comprar coisas em grupo que contribuem com o gerenciamento das contas. Essa é uma tendência que está se popularizando no mercado imobiliário e também já ocorre na compra de carros, escritórios e na procura por espaços híbridos e feitos sob demanda.

7 – Repensar rótulos e etiquetas

Também de acordo com o estudo da WGSN, o custo por uso, a sustentabilidade e a autenticação garantida por rótulos e etiquetas são propulsoras de valor que resultam em vendas e postagens nas redes sociais. Em 2021, a plataforma ‘SustainableMarkets’ e seu projeto ‘Initiative Fashion Taskforce’ apresentaram a Digital ID, tecnologia que rastreia uma peça de roupa da produção à venda e até mesmo à revenda. As etiquetas com dados de sustentabilidade são usadas para informar o público e reforçar o compromisso ambiental das marcas.

8 – Energias renováveis e emergentes

De acordo com o Guia de Tendências 2023 do Sebrae-PR, a soma de problemas climáticos e ambientais com a crise econômica está despertando na população e no mundo empresarial o interesse por alternativas mais estáveis ou rentáveis, como a energia solar, a energia eólica e a bioenergia. Migrar para fontes de energia sustentáveis pode ser considerada uma ótima opção para quem busca investimentos com retorno a médio prazo e contribuir para o futuro das próximas gerações.

*Conselheira na Filial do Capitalismo Consciente em Belo Horizonte (MG), publicitária, especialista em Marketing e Gestão de Projetos, pós-graduanda em Moda e Sustentabilidade e pesquisadora da área de consumo consciente.

 

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/ 

 

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