O que é Marketing verde e por que obter um “Selo Verde” para minha Empresa?
O chamado marketing verde nada mais é que a realização de ações que colaborem com a preservação do meio ambiente e dos seres que ali vivem, utilizando essas intervenções em campanhas de marketing para a construção de uma imagem da empresa envolvida com as questões ambientais.
Pesquisas recentes promovidas pela SPC Brasil e CNDL indicam que 32% dos consumidores buscam por produtos e serviços de empresas envolvidas com questões sócio ambientais.
Os “Selos Verdes”, por sua vez, possuem ligação direta com essa vertente de marketing verde. É o selo de certificação que atestará, perante a sociedade consumidora, que uma empresa desenvolve ações sustentáveis ou pelo menos tem envolvimento com estas ações e por sua vez podem ser consideradas parceiras da naturezas, preocupando-se
em diminuir seu impacto no meio ambiente.
Já para os clientes, os selos verdes preocupados com a sustentabilidade dos processos, são a garantia e segurança que o produto ou serviço adquirido tem consciência de seu papel e sua responsabilidade para com a sociedade e prioriza a sustentabilidade, atraindo e fidelizando um público consumidor cada vez mais atento, consciente e exigente.
Para auxiliar as empresas a atender a esta nova demanda do mercado verde o IBDN criou o programa de responsabilidade socioambiental “Selo Verde” Empresa Parceira da Natureza que tem como principal missão a difusão da Educação Ambiental no Brasil.
“Usando como base, o conceito criado pelo Tratado de Quioto (1997), onde Empresas podem mitigar seus impactos ambientais ao maio ambiente através de suas atividades, incentivando programas e projetos em qualquer parte do mundo”.
Quais os benefícios ao utilizar um “Selo Verde” de Sustentabilidade?
Fazer uso de um selo ambiental não traz benefícios apenas para o planeta. Mesmo demandando investimento, empresas certificadas que optam por realizar ações sustentáveis, implantando programas de educação ambiental em suas instalações, além de aumentarem suas vendas, observam redução de seus custos com água e energia elétrica, por exemplo, a longo prazo.
Mas as vantagens não param por aí:
Fortalecimento da marca como empresa envolvida com as questões ambientais e de Sustentabilidade.
É de conhecimento geral que o público consumidor está cada vez mais exigente quanto a atuação das empresas para diminuir os impactos causados por elas no meio ambiente. Quando uma empresa decide adquirir um “Selo Verde”, acaba se destacando perante a concorrência. Assumindo sua responsabilidade sócio ambiental e essa atitude torna-se um diferencial no mercado fortalecendo e agregando valores à marca.
Uma vez adquirido o Selo Verde, o diferencial da empresa acaba conferindo, paralelamente, um posicionamento de pioneirismo e referência no quesito de sustentabilidade, atraindo ainda mais visibilidade para a marca.
É necessário lembrar que a adesão a um selo ambiental é totalmente voluntária, ou seja, não existe nenhuma lei sequer que estabeleça a obrigatoriedade de uma empresa adquirir essa certificação desta natureza.
No entanto, vale destacar que com uma sociedade consumidora cada vez mais consciente sobre as questões ambientes e exigindo mais investimentos das empresas para reduzir seus impactos ao meio ambiente. Apostar na adesão de um selo de sustentabilidade e em ações de preservação ambiental é a forma mais eficaz manter a competitividade e sobreviver ao mercado.
Torne sua marca referência em sustentabilidade, conheça o programa do “SELO VERDE” Empresa Parceira da Natureza e aproveite os benéficos de ser nosso parceiro.
Faça sua parte, ou deixe que o IBDN faça por você!
Entre em contato conosco através de nossas redes sociais ou pelo nosso site!