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O Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) integrou mais um projeto ao núcleo Protetores da Natureza, divisão de educação e cidadania da ONG. Trata-se da ação “Ciências e Tecnologias nas Escolas” aprovado pelo CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da Prefeitura da Cidade de São Paulo, patrocinado pelo FUNCAD – Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.

Através de espetáculos teatrais e um concurso de redação, a iniciativa tem o objetivo de incentivar os jovens e adolescentes da rede pública a refletirem sobre a importância da continuidade dos estudos até a graduação.

Dados do último Censo, realizado em 2015, legitimam a importância do projeto. Mais de 3 milhões de crianças e adolescentes não estão matriculadas em instituições de ensino, 1 milhão deles estão na faixa etária entre 15 e 17 anos, idade em que os jovens buscam um espaço no mercado de trabalho para auxiliarem suas famílias.

 

O KIT do aluno: “Quando eu crescer vou ser…”

Além da peça teatral, que explica de forma lúdica a importância de continuar estudando, o projeto “Ciências e Tecnologias nas Escolas” elaborou um kit para distribuição gratuita contendo uma cartilha educativa com esclarecimentos sobre o funcionamento do ensino no Brasil e um jogo, inspirado no padrão lógico do “Trunfo”, com informações sobre 52 profissões com alta procura no mercado.

O material estimula os alunos a buscarem capacitação, apresentando dados, auxiliando jovens de baixa renda a encontrarem alternativas para ingressarem no ensino superior e comprovando a relevância da educação no momento da inserção do estudante no mercado de trabalho.

Com linguagem pedagógica, a cartilha intitulada “Quando eu crescer vou ser…” percorre os caminhos da educação através da história do Brasil e apresenta os formatos de ensino presentes na vida acadêmica nacional. A narrativa discorre desde a chega dos primeiros educadores no país, os jesuítas, até a criação de políticas públicas de fomento à educação superior, como o FIES e o PROUNI.

O jogo de cartas, além de desenvolver a concentração e o raciocínio lógico dos participantes, apresenta profissões que estão em alta e informações sobre as mesmas, como anos de estudo, salário, área de atuação e mercado de trabalho, possibilitando o jovem encontrar a atividade que mais se identifica e conhecê-la melhor.

 

Protetores da Natureza

O projeto Protetores da Natureza foi desenvolvido em 2002 com o objetivo de incentivar crianças e adolescentes a criarem consciência em relação a necessidade de preservar o meio ambiente.

Com foco nos ensinos infantil, fundamental e médio, a ação é realizada em escolas públicas e particulares, assim como em entidades e associações, sob a coordenação de biólogos e educadores.

De maneira recreativa, as questões ambientais que permeiam a discussão de preservação da natureza são apresentas através de técnicas pedagógicas. Utilizando abordagens culturais e ecológicas, o projeto promove atividades teatrais, de contato com a diversidade, distribuição de cartilhas, palestras e outras intervenções educativas.

Transformando jovens e adolescentes em multiplicadores das boas práticas que envolvem a preservação ambiental, a ação já distribuiu mais de 2 milhões de cartilhas com 8 títulos diferentes em escolas de todo o Brasil, ministrou várias palestras e conta com mais de 20 patrocinadores, entre eles, a Honda, Panasonic, Sky e Petrobrás.

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