IBDNNEWS

Espanha adota iniciativa revolucionária

Um novo regulamento que obriga que empresas de tabaco sejam parcialmente responsáveis pela limpeza de bitucas de cigarro foi aprovado na Espanha. A lei entrará em vigor nesta sexta-feira (06) e faz parte de um plano da União Europeia para reduzir o lixo. 

A partir da data estipulada, essas empresas deverão pagar uma taxa ao governo espanhol, que será utilizada para a limpeza da cidade. Ainda não se sabe o valor concreto dessa taxa, porém, de acordo com uma pesquisa da Rezero, estima-se que o valor seja entre 12 a 21 euros por cidadão por ano — o que equivale a € 1 bilhão.

Acredita-se que esse valor será arrecadado após um aumento de preço do produto, que pode ser visto como outro incentivo para que a população pare de fumar. De acordo com dados do governo, cerca de 22% dos espanhóis fumam. 

Essa não é a primeira ação do governo espanhol frente ao fumo. No início do ano, uma taxa de 20 centavos de euro foi proposta para cada bituca de cigarro dentro de um maço, aumentando o preço do produto em 4 euros. No entanto, o regulamento ainda não foi introduzido. 

No ano passado, o país também decretou mais de 500 praias espanholas como áreas livres de cigarro. Em Barcelona, o fumo foi proibido em todas as 10 praias da cidade.

As bitucas de cigarro são os maiores poluentes dos oceanos. Todos os anos, estima-se que cerca de 5 bilhões de bitucas sejam jogadas nesses corpos d’água. 

O seu descarte incorreto, além de contribuir para a poluição, também é responsável pela liberação de substâncias tóxicas no meio ambiente. Levando 10 anos para se decompor, uma bituca de cigarro pode comprometer parte do ecossistema aquático através da liberação de chumbo e arsênico nas águas.

Ambos projetos incentivados pelo governo espanhol entram em em um plano da União Europeia para diminuir o lixo e incentivar a reciclagem. Além dos cigarros, outros produtos e materiais também foram regulamentados. 

O país também proibiu talheres e pratos de plástico de uso único, cotonetes, copos de poliestireno expandido e canudos de plástico.

 

Fontes

EuroNews   eCycle  The Guardian 
 

Siga-nos nas redes sociais: @ibdnoficial

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts