IBDNNEWS

Atualmente, o plástico constitui 90% de todo o lixo flutuando em nossos oceanos.

Você sabia que as bebidas têm o mesmo sabor se forem acompanhadas ou não de canudinhos? A diferença é que optar por usar este item de plástico causa um drástico impacto ambiental e, consequentemente, faz mal para a nossa saúde.

Por serem tão pequenos, parecem inofensivos. Contudo, é justamente pelo tamanho que esses objetos costumam não serem aceitos em centros de reciclagem, já que acabam passando pela tela de triagem.

Como se não bastasse, alguns tipos de plásticos podem demorar até 450 anos para se decompor. Isso significa que aquele primeiro canudinho que você utilizou na vida ainda deve estar entre nós.

Confira a seguir, 10 motivos para não usar mais canudinho de plástico:

É tóxico para o organismo

O uso frequente de canudinhos pode fazer mal ao organismo. Isso porque algumas substâncias usadas em sua fabricação são cancerígenas. Além disso, os canudos ainda escondem diversos microorganismos que se alojam no material por serem mal armazenados nos estabelecimentos onde foram fabricados ou no ambiente onde são vendidos. Já que levamos o objeto até a boca, há o risco de adquirir doenças como infecção alimentar.

Pode durar centenas de anos

O plástico demora cerca de 450 anos para se decompor. E este é um material novo para a natureza. Para você ter uma ideia, o primeiro plástico foi criado há um pouco mais de 100 anos. As bactérias e fungos que decompõem os materiais ainda não tiveram tempo de evoluir ao ponto de serem capaz de digerir tal alimento.

Polui os oceanos

Um Relatório de Limpeza Costeira de 2017 da Ocean Conservancy apontou que o lixo encontrado com mais frequência nas praias são os cigarros, seguidos por garrafas plásticas, tampas de garrafas, envoltórios e sacolas. Então, por que a preocupação com os canudinhos?

Os cientistas e ambientalistas acreditam que o canudo de plástico é uma porta de entrada para a discussão sobre o assunto, já que são itens mais fáceis de retirar da nossa rotina. A partir do momento que as pessoas começam a se conscientizar, podem evoluir retirando outros objetos de plástico que fazem parte do nosso dia a dia.

Machuca os animais

Em 2015, um vídeo de uma tartaruga resgatada sofrendo com um canudinho cravado na cabeça viralizou e mostrou o problema para o mundo (você pode ver o vídeo aqui). Canudinhos plásticos são descartados e chegam ao oceano. Os animais marinhos não distinguem o objeto de outros alimentos e comem o canudo. Uma vez ingerido, o material pode causar hemorragia e levar a morte. A situação é tão preocupante que estudos preveem que até 2050 haverá mais plástico no oceano do que peixes.

Você consegue viver sem eles

Imagine que há dois copos na sua frente, ambos com uma bebida deliciosa de dar água na boca. Você mal consegue se segurar de vontade. Um dos copos tem um canudo de plástico. Alguém te oferece apenas a bebida sem o objeto. Você consegue beber tranquilamente? Se a resposta é sim, então pra que utilizar o canudo?

Há outras opções

Você gosta do canudinho? Quer continuar bebendo com canudinho? Saiba que há alternativas como o canudo de papel, de silicone, de vidro, de metal e de bambu.

É difícil de reciclar

Um artigo publicado pela revista Science Advances estimou que já foram produzidos no mundo 8,3 bilhões de toneladas de plástico. Desse total, 79% estariam na natureza. Ou seja, pouco material é reciclado ou reaproveitado. Segundo a organização Strawless Ocean, os canudos plásticos são leves demais e acabam passando pelas telas de triagem no processo de reciclagem e acabam em aterros.

Geram muito lixo

De acordo com uma pesquisa realizada pelo governo americano em 2017, os Estados Unidos consomem cerca de 500 milhões de canudos diariamente. E estamos falando apenas de um país. Ou seja, são 500 milhões de canudos usados uma única vez e que são descartados – quase sempre de maneira incorreta.

Polui o ar

A queima de canudos, alternativa usada para deteriorar o material, gera emissões nocivas de dioxinas que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

Machuca crianças

Os hospitais recebem diariamente casos de pessoas machucadas por canudos. Os itens geralmente causam lesões na boca e nos olhos. Os que sofrem mais com estes ferimentos costumam ser as crianças.

Atualmente existem diversas opções ao canudo de plástico, que apresentamos em um blog dedicado ao tema.

►► Clique aqui e saiba mais… ◄◄
Fonte: https://www.guiadasemana.com.br/bem-estar/galeria/motivos-para-nao-usar-canudinho-de-plastico

 

Siga-nos nas redes sociais: @ibdnoficial

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts