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Descubra as vantagens que um selo de sustentabilidade  pode trazer para sua empresa.

Para uma empresa se destacar no mercado hoje, um dos pontos que ela deve levar em consideração é a sustentabilidade. Desde a assinatura do Protocolo de Kyoto os consumidores passaram a se preocupar cada vez mais com questões ambientais. Uma ótima forma de impactar positivamente no mercado é garantir ao cliente a qualidade dos produtos oferecidos por meio de selos de certificação. De maneira segura, eles atingem um público diversificado e atende às exigências específicas, trazendo credibilidade e transparência ao consumidor, além de agregar valor ao marketing verde da empresa. Os selos de sustentabilidade ou selos verdes são uma maneira eficiente de mostrar ao seu cliente que sua empresa está atenta e preocupada com as questões ambientais, aliando interesses sociais, ambientais e econômicos.

Mas, o que é um selo de sustentabilidade?

O chamado marketing verde nada mais é que a realização de ações que colaborem com a preservação do meio ambiente e dos seres que ali vivem, utilizando essas intervenções em campanhas de marketing para construção da imagem de uma empresa. Os selos sustentáveis, por sua vez, possuem ligação direta com essa vertente de marketing verde. É o selo de certificação que atestará, perante a sociedade consumidora, que uma empresa desenvolve ações sustentáveis e é parceira da natureza, preocupando-se em diminuir seu impacto no meio ambiente. Já para os clientes, os selos verdes são a garantia e segurança que o produto ou serviço adquirido tem consciência de seu papel e sua responsabilidade para com a sociedade e prioriza a sustentabilidade, atraindo e fidelizando um público consumidor cada vez mais atento, consciente e exigente.

Quais os benefícios ao utilizar um selo de sustentabilidade?

Fazer uso de um selo ambiental não traz benefícios apenas para o planeta. Mesmo demandando investimento, empresas certificadas que optam por realizar ações sustentáveis, além de aumentarem suas vendas, observam redução de seus custos com água e energia elétrica, por exemplo, a longo prazo. Mas as vantagens não param por aí:

  • Fortalecimento da marca como empresa ecologicamente preocupada

É de conhecimento geral que o público consumidor está cada vez mais exigente quanto a atuação das empresas para diminuir os impactos causados por elas no meio ambiente. Quando um empreendimento decide adquirir um selo ecológico, a empresa acaba se destacando perante a concorrência. Assumindo sua responsabilidade social, essa atitude torna-se um diferencial no mercado fortalecendo e agregando valores à marca.

                                                             Uso do selo em embalagens e
                                                               materiais de comunicação.
  • Posicionamento como referência em sustentabilidade

Uma vez adquirido o selo verde, o diferencial da empresa acaba conferindo, paralelamente, um posicionamento de pioneirismo e referência no quesito de sustentabilidade, atraindo ainda mais visibilidade para a marca.

  • Melhoria de processos internos e redução de custos

Para se obter a certificação de um selo sustentável, a empresa necessita cumprir algumas exigências. Essas ações geram mudanças que impactam no processo de produção ou no fluxo de prestação de serviços, otimizando a rotina e proporcionando, a longo prazo, redução de custos com matéria-prima e embalagens, por exemplo.

  • Fortalecimento do relacionamento com a comunidade no entorno

Essa é, claramente, a política de boa vizinhança. As ações sustentáveis realizadas atingem tanto o interior da empresa, quanto a comunidade próxima às instalações. Ou seja, uma empresa que se preocupa com seu impacto no meio ambiente acaba conquistando a admiração das pessoas que moram no entorno do empreendimento.

                                                 Marca Pilão – Patrocinadora das Conferencia
                                                 Latino Americanas de Preservação ao Meio
                                                 Ambiente.
  • Acesso a linhas de crédito exclusivas

Tornar-se uma empresa ecologicamente correta requer investimento. Para empreendimentos que desejam investir na preservação do meio ambiente, há bancos que oferecem linhas de créditos exclusivas e com políticas acessíveis às empresas que planejam desenvolver projetos sustentáveis. O Banco do Nordeste do Brasil (BNB), o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) e o Sudene são alguns bancos públicos que oferecem esse tipo de crédito. Já no setor privado, o Itaú também disponibiliza esse tipo de empréstimo. Para solicitar, basta apresentar ao gerente do banco o orçamento do projeto.

  • Segurança a investidores e acionistas

Criado em 2005 pela então Bovespa (Atualmente, BM&F Bovespa), o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) tem como objetivo incentivar o investimento e desenvolvimento sustentável de empresas. Segundo a bolsa, uma vez que a empresa se desenvolve de maneira sustentável, seus investidores correm riscos menores, a longo prazo, já que o empreendimento cresce de maneira gradativa e coordenada, respaldado em pilares e valores sólidos.

Vale a pena obter um selo de sustentabilidade?

 É necessário apontar que a adesão a um selo ambiental é totalmente voluntária, ou seja, não existe nenhuma lei sequer que estabeleça a obrigatoriedade de uma empresa adquirir essa certificação. No entanto, vale destacar que com uma sociedade consumidora cada vez mais consciente sobre as questões ambientes e exigindo mais investimentos das empresas para reduzir seus impactos no ecossistema. Apostar na adesão de um selo de sustentabilidade e em ações de preservação ambiental é a forma mais eficaz de um empreendimento manter a competitividade e sobreviver ao mercado.

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