IBDNNEWS

IBDNNews | Aplicativo marca instituição do Programa Cidades+Verdes com ação concreta

Credito: ArquivoAscom

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) instituiu nesta segunda-feira (21/9) o Programa Nacional para Áreas Verdes Urbanas Cidades+Verdes, voltado à gestão, ampliação, manutenção e recuperação de áreas verdes nas cidades. No dia do lançamento, o Programa faz sua primeira entrega concreta: o Cadastro Ambiental Urbano (CAU).

100% digital, o CAU é um aplicativo que inclui a ficha completa de cada área verde urbana cadastrada, a possibilidade de avaliação delas pelos usuários e a função alerta, que permite ao cidadão enviar um aviso para a gestão municipal buscar melhorias e soluções para eventuais problemas encontrados em áreas verdes da sua cidade.

No módulo gestor, esses alertas chegam em tempo real, permitindo aos gestores municipais agir de maneira mais ágil e efetiva para a manutenção das áreas verdes do município. Além disso, o módulo vem com ferramenta intuitiva para delimitar os espaços verdes do município, categorizá-los como praças, parques, hortas urbanas etc., e ainda listar as estruturas e serviços de cada área, como ciclovias, quadras esportivas, banheiros, estacionamento, iluminação e mais. Todas essas informações vão para uma base de dados gerida pelo MMA e ficam à disposição dos cidadãos.

Para o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o lançamento representa um avanço para a Agenda Ambiental Urbana. “85% dos brasileiros vivem nas cidades, e a maior parte não tem acesso a praças e parques limpos, em ordem, para passear com a família ou praticar uma atividade física ao ar livre. O Brasil precisa revitalizar suas praças e parques urbanos para que eles possam voltar a ser fonte de saúde e bem-estar para o cidadão comum. O programa Cidades+Verdes, já com o Cadastro Ambiental Urbano, vem resgatar justamente isso.”

    Programa Cidades+Verdes

O programa Cidades+Verdes é o terceiro eixo instituído pela Agenda Ambiental Urbana, que ainda contempla o programa Lixão Zero, o plano de Combate ao Lixo no Mar e as áreas de saneamento, qualidade do ar e áreas contaminadas. Além do CAU, o Cidades+Verdes traz também uma visão geral da situação brasileira e aponta os benefícios ambientais e econômicos que as áreas verdes urbanas podem trazer para todos os brasileiros, da prevenção das enchentes à regulação dos microclimas, passando pela valorização da biodiversidade e das paisagens urbanas.
Acesse: https://www.mma.gov.br/images/publicacoes/Cidades+Verdes/Programa-Cidades+Verdes.pdf
Acesse : http://portalcau.mma.gov.br/
Fonte: Ascom MMA (61) 2028-1227 

SELO EMPRESA NEUTRA DE CARBONO 

Nosso programa de neutralização de carbono criado em 2008 “EMPRESA NEUTRA DE CARBONO’’, já plantou mais de 225 mil árvores nativas em áreas degradadas dos estados de São Paulo e Amazonas. Vem de encontro com o lançamento do CAU do MMA, pois promove a recuperação de áreas urbanas. Desde que começamos este programa em 2007, direcionamos nossos plantios para parques e áreas públicas, pois isso nos garantia a perpetuação do plantio e a facilidade dos apoiadores de visitar as árvores doadas por eles. 
 
Tudo pode ser neutralizado, desde uma empresa e seu produto, além de shows, eventos, feiras, corridas entre outras atividades. 
empresa neutra de carbono ibdn  
As empresas podem zerar suas emissões de carbono, através do plantio de árvores e ainda sinalizar ao mercado seu comprometimento com as mudanças climáticas, ao exibir em seus matérias de comunicação a imagem do selo neutro de carbono. 

E ainda recebem a consultoria do IBDN para adotar estratégias de baixo carbono e com isso diminuir sua pegada no planeta. 
Gostou disso? 
Saiba mais em https://ibdn.org.br/neutralizacao-de-carbono/

Equipe: IBDN

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts