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Atualmente, empresas com políticas socioambientais não são mais vistas no mercado pelo público consumidor como organizações inovadoras. O cuidado com questões ambientais por parte das indústrias passou a ser considerado um dever, como política e filosofia de negócios adotadas pelos empreendedores.

Essa mudança de perspectiva se deve ao comportamento consciente que o consumidor brasileiro tem empregado no momento de adquirir um produto ou serviço, interessando-se e obtendo maior conhecimento sobre Responsabilidade Social Empresarial e sustentabilidade.

Com isso, pesquisas apontam que uma sociedade sustentável vem se consolidando a partir de uma crescente adesão de consumidores que optam por adquirirem produtos ou serviços de empresas que são socioambientalmente responsáveis.

Conheça algumas atitudes que o consumidor tem aderido no dia-a-dia e o que ele espera de uma empresa parceira do meio ambiente:

Comportamentos sustentáveis

Em 2013, um estudo realizado pelo Instituto Akatu mostra que o brasileiro tem aderido à práticas e comportamentos sustentáveis cada vez mais em seu dia-a-dia como apagar as luzes desnecessárias, fechar a torneira e usar o verso de papéis.

Ações que motivam a preferência ou admiração dos consumidores

O mesmo estudo revela que o comportamento das empresas tem impacto direto no momento da decisão de compra do consumidor. Das 800 pessoas entrevistadas, 52% destacaram como motivadores de preferências ou admiração por determinadas empresas não maltratar os animais, 46% responderam que as organizações devem ter selos de proteção ambiental e 44% disseram admirar e preferir empresas que ajudam na redução do consumo de energia.

Brasil é o país com maior número de consumidores preocupados com sustentabilidade

Em 2015, a consultoria PwC desenvolveu uma pesquisa que identifica os países que possuem os maiores números de consumidores preocupados em adquirir produtos e serviços de empresas que atuem em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

O Brasil foi apontado como o país com mais consumidores ecologicamente conscientes. Os dados revelam que 95% dos executivos, empresários e público consumidor estão atentos e preocupados com as questões que permeiam a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

Faça a diferença

A pesquisa aponta que apenas 60% dos profissionais brasileiros possuem comprometimento com o meio ambiente. É exatamente o descuido e a falta de investimento que levam os empreendedores brasileiros a não quererem inovar e seguir o caminho sustentável. As empresas permanecem em suas zonas de conforto, com medo de não terem certeza se esse estilo de negócio terá sucesso ou não. Elas esperam uma mudança no mercado ou que o pequeno investidor ouse.

Invista no marketing verde

Com consumidores mais exigentes em relação às questões de sustentabilidade e os impactos ambientais causados pelo produto ou serviço que está consumindo, uma estratégia de marketing foi elaborada a fim de valorizar os benefícios que uma determinada mercadoria tem para o meio ambiente.

Não se trata de uma propaganda enganosa, mas sim de evidenciar o posicionamento ecológico aplicado por uma marca, seja ele exposto pela maneira como o produto ou serviço é produzido, vendido ou até mesmo embalado.

Assuma princípios ambientais

Apesar de ser uma ferramenta de gestão mercadológica poderosa e eficaz, enquanto o número de consumidores brasileiros conscientes tende a subir, proporcionalmente, cresce também uma desconfiança quanto as propostas e atitudes “verdes” realizadas pelas empresas.

Para que o Marketing Verde possa ser executado com sucesso em uma organização, é necessário que o empreendimento assuma uma gestão e uma série de políticas que tenham comprometimento com a sustentabilidade.

A empresa deve estar de acordo com os princípios do Marketing Ambiental, sendo eles: Um empreendimento economicamente viável, socialmente justo, culturalmente aceito e, claro, ecologicamente correto.

Empregue os 3 R’s e os 4 S’s

Além disso, é preciso se atentar a outras atitudes resumidas em algumas letras:

Os 3 R’s: Reduzir, reutilizar, reciclar.

Os 4 S’s: Segurança, Sustentabilidade, Satisfação do consumidor e Aceitação Social.

Desse modo, essas ações não só corroboram a necessidade do Marketing Verde ser pautado por atitudes reais, como geram para as empresas, que aplicam tais medidas, economia de energia e recursos no processo de produção, colaborando para um meio ambiente saudável, enquanto a margem de lucro do negócio aumenta não apenas em quantidade, mas também com qualidade.

Mais do que uma tendência de mercado, as preocupações com o meio ambiente estão cada dia mais em voga. Logo, é preciso que as empresas se reinventem, pois não será fácil atrair um consumidor mais engajado e bem informado em relação as questões ambientais.

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