IBDNNEWS

As empresas possuem um papel na sociedade muito mais importante do que gerar lucros para empresários e acionistas. Como parte de sua responsabilidade social, ela gera empregos e possibilita a movimentação da economia, oferecendo produtos e serviços com o objetivo de facilitar o dia-a-dia das pessoas e incentivar a inovação.

Nesse contexto, a sustentabilidade tem uma parcela importante no debate. O mundo corporativo deve adotar atitudes e estratégias que diminuam seus impactos ambientais e garanta a manutenção a longo prazo de empreendimentos.

À primeira vista pode parecer complexo e complicado se tornar uma empresa ecologicamente correta. Muito pelo contrário. Ações e atitudes sustentáveis simples transformam drasticamente a rotina e os processos do negócio.

Confira sete atitudes que você pode aplicar agora mesmo para tornar a sua empresa sustentável:

Processos transparentes

A sustentabilidade corporativa está fundamentada em três pilares básicos: econômico, social e ambiental. Logo, quantos mais integrados, melhores são os resultados gerados à empresa.

Dessa forma, uma empresa sustentável está atenta, também, aos impactos sociais que pode causar. Pensando nisso, é fundamental que se crie processos que visem a transparência.

Um empreendimento que aposta na divulgação do que acontece em suas instalações, estimula a confiança, empatia, entendimento e identificação do consumidor com a missão e os valores da instituição. Esse tipo de relacionamento possibilita o aumento de fidelização dos clientes.

Documentação eletrônica

Um problema encontrado em qualquer empresa hoje em dia são os documentos impressos sem necessidade. Sem dúvida, esse é o maior desafio corporativo quando se trata de aplicar o uso consciente dos recursos naturais.

Mesmo que se viva atualmente na era da digitalização e da hiperconectividade, ainda existem obstáculos que devem ser superados com o auxílio da modernidade.

Uma opção eficaz para solucionar esse empecilho é a adoção de um sistema de documentação eletrônica. Além de já possuírem legalidade jurídica, uma vez que há ferramentas de assinatura eletrônica que corroboram a sua validade, a documentação eletrônica possibilita a redução do consumo de papel, aumenta a segurança de documentos confidenciais, gera economia de espaço para armazenamento e agiliza o tempo de busca.

Cheque a infraestrutura

Realize uma revisão do espaço físico da sua empresa para se certificar que não haja desperdício de recursos naturais. Verifique as instalações elétricas, existência de vazamentos e sistemas de ar-condicionado.

Outras atitudes simples também podem ser tomadas para reduzir os impactos ambientais de sua empresa como: instalar lâmpadas de LED, pintar as paredes de branco para refletir melhor a luz, substituir eletrodomésticos e equipamentos antigos e instalar sensores de movimento para economizar energia.

Gerenciamento de resíduos

Pouca gente sabe, mas apenas instalar um sistema de coleta seletiva para descarte de resíduos recicláveis não gera grande impacto sustentável. Para que a ação tenha eficácia real, faça um gerenciamento dos resíduos produzidos pela sua empresa.

Além da coleta seletiva, crie campanhas para reduzir o uso de materiais descartáveis e estabeleça parcerias com cooperativas de reciclagem para que os resíduos sejam encaminhados para locais apropriados.

Opte por fornecedores também sustentáveis. Uma empresa sustentável deve considerar a cadeia de produção como um todo, partindo da compra de insumos até o sistema de distribuição utilizado para encaminhar os produtos ao cliente.

Desse modo, é imprescindível que a empresa feche parcerias com fornecedores que também sejam sustentáveis. Escolha empreendimentos que tenham a garantia de certificações ambientais.
Outra opção é verificar se sua demanda pode ser atendida por produtores locais, movimentando o comércio e a economia regional, gerando desenvolvimento para a comunidade no entorno de sua empresa.

Tudo começa com as lideranças

No universo corporativo, seja qual for a estratégia de uma empresa, os líderes da corporação devem acreditar nela. Caso contrário, a probabilidade de dar errado é muito alta.

Portanto, ofereça treinamento a líderes e gestores. Convença-os sobre a importância da implantação dos valores sustentáveis para a empresa. Aponte os benefícios e vantagens que as ações oferecem. Vale até mesmo realizar debates sobre o assunto.

Integre toda a equipe.

Mas não é apenas as lideranças que precisam ser motivadas. Integre todos os colaboradores nesse processo, faça-os sentir parte fundamental e atuante nas ações realizadas. Eles também precisam compreender o porquê e ter conhecimento do retorno gerado a médio e longo prazo.

Enquanto, por um lado, a governança da empresa é garantida, por outro, o relacionamento entre os colaboradores e seu engajamento é melhorado.

As ações são simples, mas impactam, e muito, na preservação do meio ambiente, além de proporcionar o sucesso e o reconhecimento de uma empresa.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts