O CICLOCONSCIENTE

Todos os dias toneladas de produtos são descartados antes do seu vencimento original, por uma questão de logística, por acordos setoriais ou mesmo por queda em sua comercialização.

As indústrias estão buscando uma forma justa e segura de comercializar produtos com vencimento aproximado, descontinuados ou remanufaturados, com o objetivo de atender a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, quanto a responsabilidade compartilhada do ciclo de vida de um produto, além de buscar minimizar os vários impactos negativos que o descarte destes produtos causam .

Identificamos que existe uma certa resistência das industrias, em comercializar os produtos com as características acima, pois não conseguem controlar este mercado.

A Certificação de CICLOCONSCIENTE foi criada para parametrizar transações comerciais entre fabricantes e distribuidores, criando compromissos básicos para nortear estas operações.

O objetivo é proteger as industrias para que essa negociação esporádica, não venha a se tornar um regra comercial, causando um impacto negativo nas vendas regulares dos produtos.

Por isso, o nome CICLOCONSCIENTE, pois só com responsabilidade, comprometimento e consciência, podemos realizar tais operações de forma equilibrada para os que produzem, os que vendem, os que consomem e o meio ambiente.

 

 

A QUEM INTERESSA

                           

 

QUEM PODE SE CERTIFICAR

Indústrias e a seus parceiros comerciais que buscam equilíbrio e transparência na comercialização de oportunidades.

Empresas que tenham interesse em minimizar seus impactos e ainda atender a Politica Nacional de Resíduos Sólidos, quanto ao quesito da responsabilidade compartilhada do ciclo de vida de um produto.

Empresas que se comprometam em respeitar os 5 compromissos da comercialização consciente.

 

PORQUE SE CERTIFICAR

A certificação é a segurança da indústria, que seu produto não será canibalizado ou descartado de forma irregular.

As industrias darão preferencia na hora de oferecer oportunidades comerciais, a empresas que respeitem os  compromissos da comercialização consciente e mantenham sua certificação em dia.

 

COMO SE CERTIFICAR

As empresas interessadas na certificação, deverão seguir os seguintes passos;

1 Preencher o formulário abaixo que será analisado por nossa equipe gestora;

2 Encaminhar os documentos solicitados após a análise;

3 Assinar e encaminhar  o Termo de Compromisso e Confidencialidade.

OS 5 COMPROMISSOS

COMO GARANTIMOS OS RESULTADOS

Uma vez certificada, a empresa passa a constar numa lista enviada mensalmente aos fabricantes, para que estes saibam quais empresas estão com a certificação vigente.

Para garantir a transparência e a segurança das operações,  utilizamos  ferramentas de acompanhamento  junto a indústria e a seus parceiros comerciais.

 

DOS VALORES ARRECADADOS

O custo esta diretamente relacionado ao porte da empresa e seu poder de comercialização. Esta informação é aferida através da analise do formulário de cadastramento.

Parte dos valores aferidos são utilizados em projetos de educação ambiental realizados pelo IBDN, outra parte em campanhas que fomentem a comercialização de produtos com vencimento aproximado, remanufaturados ou descontinuados. A ideia é levar a compreensão da sociedade a importância da responsabilidade compartilhada com o ciclo de vida de um produto, que vai desde a extração da matéria prima, fabricação, comercialização, utilização e descarte adequado.

Outra parte dos valores, são utilizados na manutenção do programa de certificação.

VEJA QUEM ESTÁ CERTIFICADO 

Indústria

Comércio

 

 

 

Hey! Estou na primeira linha fique à vontade para me mudar