IBDNNEWS

Entre os dias 2 e 7 de maio, o Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza (IBDN) promove a 11ª edição da Semana Ambiental em Manaus. O evento, que já passou por outras capitais brasileiras como São Paulo e Curitiba, reúne uma programação focada em preservação e educação ambiental, assim como nas demandas que abrangem o desenvolvimento sustentável. Para essa edição, o tema será “Mudanças Climáticas – Impactos e Soluções”.

Com o objetivo de descentralizar os debates sobre as questões ambientais do cenário acadêmico e político, e convidar a sociedade para participar das discussões, apresentando problemas e propostas para solucioná-los, a primeira edição da Semana Ambiental foi realizada em 2002, na cidade de São Paulo. A partir de 2007, o projeto contemplou outras duas capitais, Manaus e Curitiba.

 

A Programação

Nesta edição da Semana Ambiental, o impacto alcançará 25 mil pessoas por meio das ações programadas. De 2 a 5 de maio será realizada a distribuição de cartilhas de educação ambiental em escolas da rede pública de ensino, associações e comunidades ribeirinhas. No mesmo período, palestras gratuitas e rodas de debates acontecerão em universidades e empresas, contemplando os participantes com um certificado que garante 8 horas complementares.

No dia 04 de maio, será promovida a 11ª edição da Conferência Latino Americana de Preservação ao Meio Ambiente. O evento será realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, a partir das 18h30. Na ocasião, além das palestras ministradas para discutir o tema dessa edição, ocorrerá a cerimônia de premiação das empresas e personalidades do ano. Os participantes também receberão um certificado que garante 8 horas complementares e a entrada é gratuita.

 

O projeto de educação ambiental Atitude Limpa

No último dia da Semana Ambiental, 7 de maio, voluntários de todas as idades invadem as ruas de Manaus para participarem da 11º edição do projeto de educação ambiental Atitude Limpa.

Os voluntários realizam catação de lixo descartados em vias e espaços públicos, como praças, praias, parques, represas, entre outros, e distribuem folders com conteúdo direcionado a educação ambiental aos cidadãos presentes nos locais onde a ação acontece. Não há custo para cooperar com a mobilização e, além de receberem uma camiseta e um kit, os participantes terão direito também a um certificado de 12 horas complementares.

Mais do que uma ação de limpeza de ruas, o projeto iniciou em 2009 com o intuito de mostrar, por meio destas ações educacionais, que a mudança de atitude deve partir da sociedade. Desde sua criação, a iniciativa já contou com a colaboração de mais de 5.000 voluntários, recolheu mais de 15 toneladas de lixo, direcionando os detritos para os locais de descarte adequados e mais de 30 empresas apoiaram ou patrocinaram a ação.

Atualmente, as mobilizações de cidadania do projeto Atitude Limpa são promovidas 4 vezes por ano. Três estados são contemplados pela iniciativa, São Paulo, Santa Catarina e Amazonas, nas cidades onde o IBDN possui bases fixas.

Para mais informações, entre em contato pelo formulário disponível no site http://semanaambiental.com.br/ ou mande um e-mail para contato@semanaambiental.com.br.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Ultimos Posts